Publicado em: Sept. 3, 2017, 4:59 p.m.

STAE ensaia modernização com recenseamento experimental

Um recenseamento eleitoral experimental terá lugar em Novembro do ano corrente em 9 distritos, com a finalidade de avaliar a capacidade do pessoal, testar o equipamento e ensaiar novo tipo e mais moderno cartão de eleitor. Mais de 100 mil pessoas serão mobilizadas a participar do processo.   A actividade terá lugar entre 6 e 30 de Novembro, e o STAE vai introduzir muitas inovações no recenseamento experimental, um ensaio à modernização do processo eleitoral em Moçambique.

Este boletim está disponível aqui.



Publicado em: Aug. 17, 2017, 10 p.m.

Recenseamento eleitoral será em Março e Abril, 6 meses atrasado

O recenseamento de raiz para as eleições autárquicas de 10 de Outubro de 2018 irá decorrer em Março e Abril do mesmo ano, em todos os distritos com autarquias, conforme aprovado pelo Conselho de Ministros. Mas com as eleições marcadas a 6 de Abril de 2017, a actualização do recenseamento eleitoral devia ter lugar até Outubro deste ano (seis meses subsequentes à marcação da data das eleições). Não houve revisão da lei para permitir recenseamento fora do período legalmente estabelecido. 

 

Por outro lado, nove dos 17 membros da CNE, incluindo o respectivo preisidente, Abdul Carimo, terminam mandato  em Maio de 2019, no auge do processo eleitoral. Não há consenso sobre a cessação, manutenção ou renovação dos respectivos mandatos.

 

Esta é a primeira edição do Boletim de cobertura das eleições, publicado pelo CIP.  Uma equipa de centenas de repórteres em todo o país irá trabalhar para uma cobertura exaustiva das eleições autárquicas de 2018 e gerais de 2019.

Este boletim está disponível aqui.

 



Publicado em: Aug. 16, 2017, 4:23 p.m.

Boletins sobre as eleições locais de 2013 e as eleições nacionais de 2014

Todos os boletins sobre as eleições locais de 2013 e as eleições nacionais de 2014 também estão disponíveis.



See this page in English
Boletins sobre o recenseamento e eleições através da nossa equipe de jornalistas em todo País.
Este Boletim é publicado pelo CIP e tem vindo a cobrir as eleições e processo de democratização desde 1992
Editor: Joseph Hanlon
Director: Adriano Nuvunga
Chefe de redação: Borges Nhamire

Boletim de eleição diária disponível por e-mail. Inscreva-se usando a caixa abaixo.