1
×
Cadastre-se!
Inicio Conflito de interesses Elite Política Moçambicana à “Caça” de Contratos de Prestação de Serviços na Indústria Extractiva

Elite Política Moçambicana à “Caça” de Contratos de Prestação de Serviços na Indústria Extractiva

Há um novo padrão no ‘rent-seeking’ da nomenclatura do partido Frelimo: a constituição de firmas para a prestação de serviços na indústria extractiva, com maior incidência no sector petrolífero e de gás. É que, enquanto as grandes companhias multinacionais ocidentais e orientais disputam as concessões petrolíferas e de gás em Moçambique, a nomenclatura posiciona-se, estrategicamente, para capturar os negócios secundários, particularmente a prestação de serviços às multinacionais.

Os principais sectores abrangidos incluem o ar- mazenamento e transporte de gás, construção civil e serviços imobiliários, quer no âmbito do reassentamento, quer no âmbito do provimento de alojamento para as companhias, bem como no sector de segurança. A monitoria das movi- mentações empresariais da nomenclatura, feita pelo CIP através da Base de Dados de Interesses Empresariais, traz alguns exemplos:

 

Caixa de comentários do Facebook