1
×
Cadastre-se!
Inicio Finanças Públicas A DECLARAÇÃO DE IMPRENSA DA MISSÃO DO FMI EXPÕE UMA POLÍTICA FISCAL DO GOVERNO FORA DE CONTROLO

A DECLARAÇÃO DE IMPRENSA DA MISSÃO DO FMI EXPÕE UMA POLÍTICA FISCAL DO GOVERNO FORA DE CONTROLO

A DECLARAÇÃO DE IMPRENSA DA MISSÃO DO FMI EXPÕE UMA POLÍTICA FISCAL DO GOVERNO FORA DE CONTROLO

No final da sua estadia, a missão emitiu uma Declaração de Imprensa. No contexto de declarações de imprensa duma missão do FMI, esta é sumamente franca. E, ao ser franca, é transparente e pinta uma situação grave para o Governo. Também é pouco usual que uma missão técnica (já que esta missão desde o princípio anunciava que não estava aqui para negociar) tenha um encontro com um Presidente. O facto de ter-se encontrado com ambos, o Presidente Nyusi e o Primeiro Ministro do Rosário, implica que o Governo está muito preocupado (o que é bom).

A missão apresentou o contexto da situação económica, a qual caracterizou como sendo de “desafios económicos difíceis”. As novas projecções do PIB da missão são de 4,5% (comparadas com 6,6% em 2015 e três pontos percentuais abaixo de níveis históricos). A missão indicou ao mesmo tempo que há riscos substanciais que ainda podem contribuir para um crescimento menor do PIB.1 A missão confirmou o que já se conhecia: que a situação fiscal era demasiado expansionista, tanto durante 2015 como durante os primeiros 5 meses de 2016 (de Janeiro a Maio)2, resultando numa subida da inflação homóloga de 18,3% e uma depreciação do Metical de 28% em 2016, com as reservas internacionais em queda contínua. O CIP interpreta isto no sentido de que a política fiscal do Governo está fora do controlo dos instrumentos à disposição tanto do Governo como do Banco de Moçambique.

Leia o texto na íntegra

Caixa de comentários do Facebook