1
×
Cadastre-se!
Inicio Finanças Públicas ANÁLISE DA PROPOSTA DO ORÇAMENTO 2017 DUM PONTO DE VISTA MACROECONÓMICO

ANÁLISE DA PROPOSTA DO ORÇAMENTO 2017 DUM PONTO DE VISTA MACROECONÓMICO

ANÁLISE DA PROPOSTA DO ORÇAMENTO 2017 DUM PONTO DE VISTA MACROECONÓMICO

A Proposta do Orçamento de Estado (POE) para 2017, publicada na página web da DNO2, tem como principal tema a continuidade de políticas mais restritivas na gestão dos fundos do Orçamento público, pautando por promover os sectores produtivos e sociais.
Embora tenha essa perspectiva, percebe-se que para 2017 o Governo espera que haja recuperação da economia moçambicana justificado pelas recentes projecções que indicam uma normalização do preço das principais matérias -primas de exportação3. Isto resultaria num crescimento de 24% no valor agregado do sector da indústria extractiva e, consequentemente, das condições macroeconómicas de Moçambique.

Porém, em 2016 o clima de incertezas se agudizou como resultado da revelação de casos graves de falta de transparência na gestão das finanças públicas em forma de dívidas ilegais que afectaram sobremaneira a execução do Orça- mento Geral do Estado (OE) 20164. Assim, o CIP tem a opinião de que em 2017 o clima de incertezas vai persistir. Portanto, o CIP insta ao Governo a ter cautela nas suas projecções sob pena de ter de reajustá-las tal como aconteceu em 2016 com o Orçamento do Estado Rectificativo.

Leia o texto na íntegra

Caixa de comentários do Facebook