1
×
Cadastre-se!
Inicio Projecto Accountability Projecto Accountability em Cabo Delegado

Projecto Accountability em Cabo Delegado

As descobertas significativas de reservas de gás natural na bacia do Rovuma em Cabo Delgado são acompanhadas de enormes expectativas de transformação estrutural da economia e melhoria de bem-estar da população.

Porém, a garantia efectiva de benefícios da exploração destes recursos para o País dependem em larga escala da adopção de boas práticas e estratégias concretas de maximização de ganhos no sector. Dentre as principais estratégias na adopção de boas práticas, a transparência e prestação de contas são tidas como os instrumentos cruciais para evitar uma possível maldição dos recursos.

É também consensual, e Moçambique não é excepção, que os países em desenvolvimento detentores de recursos extractivos enfermam de fraca capacidade para lidar com assuntos deste sector, tanto a nível central como provincial e distrital.

O Centro de Integridade Pública (CIP) efectuou um breve levantamento sobre a capacidade institucional existente a nível do Governo da província de Cabo Delgado bem como as acções que até agora têm sido levadas a cabo pelo executivo para garantir um processo de exploração com resultados positivos. Desse levantamento apurou-se que as instituições relevantes na governação dos recursos minerais operam com baixa capacidade, especificamente no que concerne à existência de pessoal com formação na área para fazer face às necessidades da indústria.

 

Caixa de comentários do Facebook