1
×
Cadastre-se!
Inicio Projecto FMO Sectores Sociais de Saúde e Águas longe de serem prioridade do Governo – Baixo nível de Execução das Despesas entre as causas da marginalização destes sectores

Sectores Sociais de Saúde e Águas longe de serem prioridade do Governo – Baixo nível de Execução das Despesas entre as causas da marginalização destes sectores

A proposta de Orçamento (POE) 2019 representa o último documento que operacionaliza o Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2015-2019. Um quinquénio grandemente afectado pela crise das dívidas ilegais, confrontos político-militares, calamidades naturais e descida de preços das principais commodities que o país exporta.

Contudo, o discurso do Governo foi sempre de que os sectores sociais não seriam afectados, facto que na práctica não se efectivou. É que estes sectores tiveram uma dotação média de 60%, mas apenas foram executadas 88,9% das despesas até 2017.

No entanto esta falta de rigor tem estado a comprometer a qualidade de vida dos moçambicanos. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), estagnou desde 2010 até ao presente, com uma pontuação de 0,4 posicionando o país no grupo de países com baixo desenvolvimento humano.

Leia o texto na íntegra

Caixa de comentários do Facebook