1
×
Cadastre-se!
Inicio Projecto Mais Vida Relatório sobre Logistica de Medicamentos

Relatório sobre Logistica de Medicamentos

Estudos do Centro de Integridade Pública (CIP), no quadro da monitoria ao procurement público, têm mostrado que os contratos de aquisição e de prestação de serviços no sector público são um mecanismo de distribuição de renda para a reprodução e manutenção da coalizão governamental e de grupos próximos a esta.

Para além disso, os referidos estudos ilustram os caminhos sinuosos nos quais o procurement público tem sido implementado. A logística dos produtos no sector de saúde é uma das áreas a que os referidos estudos têm atribuído algum destaque devido a sua preponderância visto que, historicamente, este sector é recorrentemente afectado por casos diferenciados de corrupção, falta de transparência e ética nos seus diferentes níveis de governação.

Os vários casos de roubo ou desvio de medicamentos, que ocorrem um pouco por todo o país, são alimentados pela deficiente gestão de stock, acrescido à precariedade das infraestruturas e meios de conservação dos fármacos. Grande parte dos Depósitos Distritais de Medicamentos funcionam em edifícios inapropriados com precárias condições de segurança, infiltração nas paredes e com pessoal reduzido atendendo à procura por serviços de saúde e consequentemente pelo Sector de Farmácia.

Leia o relatório na íntegra

Caixa de comentários do Facebook