1
×
Cadastre-se!
Inicio Finanças Públicas PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO 2021

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO 2021

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO 2021

Moçambique subiu apenas um ponto em termos de transparência orçamental entre os anos 2017 e 2019, passando de 41/100 a 42/100 mas continua abaixo de países da região Austral de África como África do Sul e Zimbabwe com 87 e 49 pontos respectivamente, segundo o Índice de Orçamento Aberto 2019. Esta pesquisa, que é realizada pelo International Budget Partnership (IBP) em parceria com o Centro de Integridade Pública (CIP), mostrou que um dos documentos mais importante para a discussão do envelope de recursos do país, a Proposta de Orçamento de Estado (POE), continua a apresentar informação limitada para o escrutínio público.

Entretanto, com a aprovação pelo Conselho de Ministros (CM) da resolução atinente ao Cenário Fiscal de Médio Prazo (CFMP) 2021 a 2023 vislumbra-se espaço para que haja melhorias no documento de fundamentação da POE 2021. E, pela divulgação atempada deste importante documento, o CIP felicita o Ministério de Economia e Finanças (MEF). Contudo, é importante que o mesmo esteja no domínio público antes da submissão da POE 2021 para que efectivamente tenha utilidade pública.

Neste sentido e por forma a ver melhorada a transparência no documento de fundamentação, e tabelas auxiliares da POE 2021, que deverá ser submetido à Assembleia da República até 30 de Setembro, o CIP propõe as seguintes medidas.

Leia o texto na íntegra

Read the full text

Caixa de comentários do Facebook