Por diversas ocasiões a Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) foi solicitada a apresentar detalhes da forma como os preços dos combustíveis são formados para permitir que outros autores da sociedade possam entender que elementos dessa estrutura constituem maior peso e dessa forma poderem emitir opiniões informadas sobre a racionalidade e a eficácia das medidas tomadas para minimizar os impactos dos constantes ajustes na vida dos cidadãos. No entanto, vezes sem conta, essa informação não é disponibilizada ao público.
As medidas até então implementadas não têm surtido os efeitos desejados sendo que o consumidor final é o principal prejudicado em todo esse processo, com claros efeitos sobre a economia. O desenho de alternativas para minimizar o problema necessita de articulação dos diversos sectores abrangidos pelas medidas e do esclarecimento exaustivo no documento de informe em relação as seguintes questões:
- Como são determinados os preços dos combustíveis no país?
- Que factores conduzem ao maior agravamento de um determinado tipo de combustível em relação ao outro? (E no caso presente o que ditou maior agravamento do gasóleo em relação a gasolina?)
- Quem são os fornecedores de combustíveis no país?