O Centro de Integridade Pública (CIP) apresenta a terceira edição do índice de Transparência do Sector Extractivo (ITSE), referente aos anos de 2021 e 2022, cujo objectivo fundamental é a promoção da transparência das empresas do sector extractivo em Moçambique.
O índice é baseado numa classificação das empresas do sector extractivo (mineiro e petrolífero), referente à disponibilização de informação fiscal, social, de governação corporativa e ambiental. Espera-se que o ITSE seja um instrumento de análise do nível de transparência deste sector no país, em geral, e nas empresas, em particular; e que possa contribuir para a melhoria da governação do sector extractivo em Moçambique.
Os resultados da 3a edição do ITSE demonstram que, de forma global, o sector ainda apresenta níveis baixos de transparência. Alcançou 21 pontos do total de 100 pontos possíveis, representando uma redução da transparência em 4 pontos, quando comparado com a 2a edição. A componente fiscal e a ambiental são as que mais contribuíram para a degradação do índice.