O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), em Cabo Delgado, adjudicou 5 contratos, avaliados em cerca de 260 milhões de meticais, a empresas ligadas a figuras próximas ao partido Frelimo e a empresários politicamente influentes na província.
O anúncio das adjudicações, divulgado no jornal Notícias do dia 20 de Abril de 2023 viralizou nas redes sociais no início desta semana e suscitou vários questionamentos no seio da opinião pública.
Já é tradição os concursos do STAE para a aquisição de equipamento eleitoral e para outros serviços serem adjudicados a empresas detidas por indivíduos com fortes conexões com o partido no poder.
O Centro de Integridade Pública (CIP) pesquisou o perfil das empresas recentemente contratadas pelo STAE em Cabo Delgado e constatou que as adjudicações reflectem o mesmo padrão de sempre. São na sua maioria empresas cujos accionistas têm fortes ligações com o partido Frelimo. Este texto mostra com quem o STAE, em Cabo Delgado, privilegia fazer negócios.