Há indícios de Pessoas Politicamente Expostas (PEP) com interesses comerciais na construção da central de produção de betão no Bairro da Costa do Sol. Trata-se da família Sumbana, que é fundadora da empresa Brisa e Sol, Limitada, uma das subsidiárias da Jinan Yuxiao Group (responsável pelo projecto de construção do gigante Complexo Comercial de Turismo Internacional Yuxiao, o qual está dependente da construção da central de produção de betão).
A influência política da família Sumbana e o poder financeiro da Jinan Yuxiao Group podem ajudar a entender porque o Ministério da Terra e Ambiente (MTA) e o Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMCM) autorizaram a construção da central de produção de betão, mesmo violando o Regulamento sobre o Processo de Avaliação do Impacto Ambiental.
O presente texto documenta as inconsistências legais que enfermam o projecto. Revela os interesses comerciais envolvendo PEPs nacionais, aliadas ao grupo chinês Jinan Yuxiao Group. O texto pretende contribuir para o debate sobre a necessidade de uma maior transparência, integridade e responsabilidade no sector ambiental em Moçambique.
Há indícios de Pessoas Politicamente Expostas com interesses na construção da central de produção de betão na Costa do Sol
Facebook comment box