Anticorrupção - Transparência - Integridade

A conferência Como está Moçambique?, realizada no dia 16 de Maio, teve a presença de mais de 200 participantes, de entre membros do parlamento, do corpo diplomático, dirigentes e técnicos do aparelho de Estado, membros da sociedade civil, estudantes e público em geral. O debate decorreu em ambiente de pluralidade de ideias, abertura tolerante a diferentes abordagens e posicionamentos diversos. Reveja no link abaixo a apresentação do Dr Edson Cortez.

Veja a apresentação

O Centro de Integridade Pública elegeu, no dia 01 de Junho de 2018, o seu mais recente Director executivo Prof. Dr. Edson Robert de Oliveira Cortês, ocupando o lugar de Prof. Dr. Adriano Alfredo Nuvunga, que terminou a sua liderança no dia 31 de Maio de 2018 após 5 anos, dedicados à promoção da transparência e integridade pública.

Leia o comunicado na íntegra

A conferência Como está Moçambique?, realizada no dia 16 de Maio, teve a presença de mais de 200 participantes, de entre membros do parlamento, do corpo diplomático, dirigentes e técnicos do aparelho de Estado, membros da sociedade civil, estudantes e público em geral. O debate decorreu em ambiente de pluralidade de ideias, abertura tolerante a diferentes abordagens e posicionamentos diversos.

Leia o comunicado na íntegra

No âmbito do Projecto Accountability decorreu hoje, 22 de Maio de 2018 uma mesa redonda entre o CIP e Assembleia Provincial de Cabo Delgado, sobre “O papel das Assembleias Provinciais na monitoria ao sector extractivo”.

Leia o comunicado na íntegra

Montepuez Ruby Mining (MRM) sent a letter dated May 3, 2018 where it says that "the [previous] CIP report is not accurate in certain very relevant information that lead the reader to ambiguous inferences." In parallel to the publication of the MRM letter, CIP produced this complementary note that aims to answer the points raised by MRM and inform the public, because the letter from the mining company presents flawed justification and questionable data.

In its note CIP shows that MRM has been unable to provide data that would fully inform the public regarding this lucrative ruby business. Furthermore, the MRM data contradict the information from the Government regarding the revenue it collects from this activity.

Read the full text

Letter

A Montepuez Ruby Mining (MRM) enviou uma carta datada de 03 de Maio de 2018 onde diz que “o relatório do CIP não era preciso em certas informações muito relevantes que levam o leitor a inferências ambíguas”. Portanto, a MRM não conseguiu trazer dados que pudessem esclarecer o público em relação a este negócio lucrativo de rubis. Também, de acordo com os dados da MRM, estes contradizem a informação do Governo quanto ao volume de receitas que arrecada deste negócio.

Para acompanhar a publicação da carta de reacção da MRM, o CIP produz esta nota complementar que visa responder os pontos levantados pelo MRM e esclarecer o público, pois a carta da mineradora apresenta uma justificação lacunosa e dados questionáveis.

Leia a nota de imprensa na íntegra

Carta

A Coligação Cívica sobre a Indústria Extractiva (CCIE) uma plataforma que engloba as organizações Centro de Integridade Pública (CIP), Centro Terra Viva (CTV), Conselho Cristão de Moçambique (CCM), KUWUKA JDA e SEKELEKANI vai organizar uma conferência sobre os Desafios de Governação do Sector Extractivo em Moçambique, no dia 10 de Maio corrente, na Cidade de Maputo.

Leia o comunicado na íntegra

O Centro de Integridade Pública (CIP), no âmbito da transparência e boa governação do sector extractivo, promove uma sessão de capacitação da classe jornalística e debate em matéria de indústria extractiva no dia 12 de Abril de 2018, às 8:00h, em Maputo.

Leia o Comunicado/convite na íntegra

O Governo anunciou através de um comunicado do Ministério da Economia e Finanças, datado de 22 de Fevereiro corrente, que “no dia 20 de Março de 2018, irá proceder à apresentação, em Londres, dos recentes desenvolvimentos fiscais e macroeconómicos e de propostas de reestruturação da dívida”.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda não publicou o relatório completo da auditoria às mesmas dívidas realizada pela Kroll. Havia prometido publicar até Setembro de 2017, mas passam já cinco meses.

 

Leia a nota na íntegra

O Centro de Integridade Pública (CIP), no dia 21 de Fevereiro de 2018, nas instalações do Centro de Integridade Pública apresenta resultados   sobre o Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional 2018. 

Leia o comunicado na íntegra

Procurar

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e esteja a par do nosso trabalho.

* indicates required

Quem esta online

Temos 47 visitantes e Nenhum membro online

Intranet CIP

agir logo  danida logo  ibp logo  nlands logo  norway logo  sdc logo  swe logo  ukaid logo ukaid logo